24 de fevereiro de 2013

A Transfiguração do Senhor!

«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O»

Transfiguração de Jesus
(Lucas 9,28-36)
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, 
João e Tiago e subiu ao monte, para orar. 
Enquanto orava, alterou-se o aspecto do seu rosto e as suas vestes ficaram de uma brancura refulgente. 
Dois homens falavam com Ele: eram Moisés e Elias, que, tendo aparecido em glória, falavam da morte de Jesus, que ia consumar-se em Jerusalém. Pedro e os companheiros estavam a cair de sono; mas, despertando, viram a glória de Jesus e os dois homens que estavam com Ele. 
Quando estes se iam afastando, Pedro disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés e outra para Elias». 
Não sabia o que estava a dizer. Enquanto assim falava, veio uma nuvem que os cobriu com a sua sombra; e eles ficaram cheios de medo, ao entrarem na nuvem. Da nuvem saiu uma voz, que dizia: «Este é o meu Filho, o meu Eleito: escutai-O». 
Quando a voz se fez ouvir, Jesus ficou sozinho. Os discípulos guardaram silêncio e, naqueles dias, a ninguém contaram nada do que tinham visto.

(Marcos 9,2-10)
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. 
As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavandeiro sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias». 
Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles. 
Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do homem não ressuscitasse dos mortos. Eles guardaram a recomendação, mas discutiam entre si o que seria ressuscitar dos mortos.

(Mateus 17,1-9)
Seis dias depois, tomou Jesus consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e levou-os à parte a um monte alto, e transfigurou-se diante deles. O seu rosto ficou refulgente como o sol, e as suas vestes tornaram-se luminosas de brancas que estavam. Eis que lhes apareceram Moisés e Elias falando com ele. Pedro tomando a palavra, disse a Jesus: “Senhor, é bom nós estarmos aqui; se queres, farei aqui três tendas, uma para ti, uma para Moisés e outra para Elias”. Estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem resplandecente os envolveu; e saiu da nuvem uma voz que dizia: “Este é o meu filho muito amado em quem pus toda a minha complacência, ouvi-o”. Ouvindo isto, os discípulos caíram de bruços, e tiveram grande medo. Porém, Jesus aproximou-se deles, tocou-os e disse-lhes: “Levantai-vos, não temais”. Eles, então, levantando os olhos, não viram ninguém, excepto Jesus.
 Quando desciam do monte, Jesus fez-lhes a seguinte proibição: “Não digais a ninguém o que vistes, até que o Filho do Homem ressuscite dos mortos”.

(2 Pe 1,16-18)
"De facto, demo-vos a conhecer o poder e a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, 
não por havermos ido atrás de fábulas engenhosas, 
mas por termos sido testemunhas oculares da sua majestade. 
Com efeito, Ele foi honrado e glorificado por Deus Pai, 
quando a excelsa Glória lhe dirigiu esta voz:
Este é o meu Filho, o meu muito Amado,
em quem Eu pus o meu encanto.
E esta voz, vinda do Céu, nós mesmos a ouvimos quando estávamos com Ele na montanha santa."

Comentário ao Evangelho:
 E transfigurou-Se diante deles. E o Seu rosto ficou refulgente como o Sol, e as Suas vestes tornaram-se brancas como a neve (Mt 17, 2). Jesus: ver-Te, falar contigo! Permanecer assim, contemplando-Te; abismado na imensidade da Tua formosura, e nunca, mais deixar de Te contemplar! Ó Cristo, quem Te pudesse ver! Quem Te visse, para ficar ferido de amor por Ti!
E eis que da nuvem uma voz dizia: Este é o meu Filho predilecto em quem pus toda a minha complacência: ouvi-O (Mt 17, 5).
 Senhor nosso, aqui nos tens, dispostos a escutar tudo o que nos quiseres dizer. Fala-nos; estamos atentos à Tua voz. Que as Tuas palavras, caindo na nossa alma, inflamem a nossa vontade, para que se lance fervorosamente a obedecer-Te! Vultum tuum, Domine, requiram (S 26,8) – buscarei, Senhor, o Teu rosto
                                                                               Texto de São Josemaria Escrivá
                                                                                    (fundador do Opus Dei)

Comentário ao Evangelho II:
Transfiguração, é uma palavra de origem grega que significa mudar de aparência, de figura, ou de forma. Ora, como o comprovam os evangelhos, foi precisamente o que aconteceu a Jesus na presença dos três apóstolos. Esta Transfiguração de Jesus diante dos apóstolos, é entendida como um anúncio, uma antecipação da Sua Glória, ou seja da Sua Ressurreição
Com a mudança da Sua aparência, e na presença de duas grandes figuras do Antigo Testamento (Moisés representaria a Lei, e Elias os Profetas), Jesus quis fazer entender aos discípulos a Ressurreição, e a Glória excelsa que terá após a Sua Ressurreição Divina! 
                                                                                                                                        por Chamby


Photobucket

Sem comentários:

Enviar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...