Rezai o Terço todos os dias!...
"Rosário significa coroa de rosas oferecidas á Nossa Senhora"
A origem do terço é muito antiga, e remonta aos anacoretas orientais que usavam pedrinhas para contar suas orações vocais. O Venerável Beda sugerira entretanto aos irmãos leigos, pouco familiarizados com o Saltério latino, que utilizassem de grãos enfiados em um barbante na recitação dos pai-nossos e avé-marias.
A difusão, e posterior expansão do Rosário, a Igreja atribui à São Domingos de Gusmão, pela aparição de "Nossa Senhora do Rosário" ao próprio na Igreja de Prouille, na qual Maria lhe dá um Rosário.
Nossa Senhora revelou assim a São Domingos de Gusmão, a devoção ao Rosário, como arma contra o pecado, e como meio de Salvação.
Sendo assim, foram os Dominicanos os promotores e divulgadores da devoção do Rosário pelo mundo, á qual se juntou mais tarde o Bem-aventurado Bartolo Longo, o Apóstolo do Rosário!
Em 1571 o Papa Pio V instituiu "Nossa Senhora da Vitória" como uma festa litúrgica para comemorar a vitória da Batalha de Lepanto. A vitória foi atribuída a Nossa Senhora, por ter sido feita uma procissão do rosário naquele dia na Praça de São Pedro, em Roma, onde os cristãos invocaram o auxílio da Santa Mãe de Deus, para o sucesso da missão da Liga Santa contra os turcos otomanos no oeste da Europa.
Em 1573, Papa Gregório XIII mudou o título da comemoração para "Festa do Santo Rosário", e esta festa foi estendida pelo Papa Clemente XII à Católica. Após as reformas do Concílio Vaticano II esta festa foi renomeada para "Nossa Senhora do Rosário".
Esta festa da "Nossa Senhora do Rosário" tem a classificação litúrgica de memória universal, sendo celebrada no dia 7 de Outubro, aniversário da batalha.
O Santo João Paulo II na sua Carta Apostólica "Rosarium Virginis Mariae" diz:
"O Rosário, de facto, ainda que caracterizado pela sua fisionomia mariana, no seu âmago é oração cristológica. Na sobriedade dos seus elementos, concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica,da qual é quase um compêndio. Nele ecoa a oração de Maria, o seu perene Magnificat pela obra da Encarnação redentora iniciada no seu ventre virginal. Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor."
"Nossa Senhora do Rosário" dai-nos a Vossa Santa Protecção!
Oração à Nossa Senhora do Rosário:
Nossa Senhora do Rosário,
dai-nos a todos a graça
de compreender a grandiosidade
na devoção do Santo Rosário,
na qual, à recitação da Ave Maria
se junta a profunda meditação
dos Santos Mistérios da Vida,
Morte e Ressurreição,
de Jesus Nosso Senhor,
Vosso Filho e nosso Redentor.
"Ó Rosário Bendito e Abençoado de Maria, doce cadeia que nos une a Deus, vínculo do Amor que nos une aos anjos, torre de salvação contra os assaltos do inferno, porto seguro no nosso naufrágio universal, nós nunca te abandonaremos. Serás o nosso conforto na hora da morte: para ti será, o último beijo da vida que se esvai. E a última palavra, dos nossos lábios será o teu doce nome, Oh Rainha do Rosário, Oh nossa Mãe querida, ó Refúgio dos pecadores, Oh Consoladora Soberana dos Aflitos! Para sempre sejais Bendita, em todos os lugares, hoje e sempre, na terra e nos céus".
__ Oração composta pelo, Bem-aventurado Bartolo Longo, o Apóstolo do Rosário!
Sem comentários:
Enviar um comentário