6 de janeiro de 2013

Dia de Reis (Reis Magos)

Oração:
"Deus Pai, com discernimento e humildade, os Magos deixaram-se guiar até Jesus. Concedei-nos nós Vos pedimos as mesmas virtudes, para que juntos possamos seguir o caminho que nos leva a teu Filho.
Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho,
que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Ámen."

Oração II:
"Senhor Jesus, peço-te que me dês olhos sensíveis aos sinais,
 que nos revelam a Tua presença redentora, para que, 
tal como os magos, eu possa sempre Te adorar,
 pelo mistério da Tua Gloriosa Encarnação."
Ámen.

Menino Jesus, nascido em Belém, rogai por nós.

"Não pode haver tristeza, no dia em que nasce a vida" - São Leão Magno

A melhor descrição dos reis magos até hoje, foi-nos feita por São Beda, o "Venerável" (673-735), que no seu tratado “Excerpta et Colletanea” assim relata: “Belchior (vulgo Melchior) era velho de setenta anos, de cabelos e barbas brancas, tendo partido de Ur, terra dos Caldeus. Gaspar era moço, de vinte anos, robusto e partira de uma distante região montanhosa, perto do Mar Cáspio. E Baltazar era mouro, de barba cerrada e com quarenta anos, partira do Golfo Pérsico, na Arábia Feliz”.


Relativamente aos nomes dos Magos, e seu simbolismo, Gaspar significa “Aquele que vai inspeccionar”, Belchior significa: “o Meu Rei é Luz”, e Baltazar quer dizer “Deus manifesta o Rei”.


Como se pretendia dizer que representavam os reis de todo o mundo, representando as três raças humanas existentes, em idades diferentes. Assim, Melquior entregou-Lhe ouro em reconhecimento da realeza; Gaspar, incenso em reconhecimento da divindade; e Baltazar, mirra (sinal de imortalidade) em reconhecimento da humanidade.


A exegese vê na chegada dos reis magos o cumprimento a profecia contida no livro dos Salmos (Sl. 71, 11): “Os reis de toda a terra hão de adorá-Lo”.


Na antigüidade, o ouro era um presente para um rei, o olíbano (incenso) para um sacerdote, representando a espiritualidade e a mirra, para um profeta (a mirra era usada para embalsamar corpos e, simbolicamente, representava a imortalidade).


Durante a Idade Média começa a devoção dos Reis Magos (e que são "baptizados"), tendo as suas relíquias sido transladadas no séc. VI desde Constantinopla (Istambul) até Milão. Em 1164, com os três já a serem adorados como santos, estas foram colocadas na catedral de Colônia, em Colônia (Alemanha), onde ainda se encontram.


Photobucket

1 comentário:

  1. Peço proteçao a minha familia amada e querida por mim senhor,que tenhamos sempre humildade e felicidade e uniao sempre,abençoa meus lindos filhos enzo chiva e victor chiva a casa de fernanda fernanda chiva e de todos os necessitados neste momento senhor abençoe hoje e sempre amém

    ResponderEliminar

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...